segunda-feira, 11 de abril de 2011

ANATOMIA DA PELE


A anatomia da pele é uma auxiliar primordial de toda a pessoa que tenha vocação de aprender, ou já seja técnico especialista em MICROPIGMENTAÇÃO. O conhecimento da epiderme nos ajudará a empreender, criar e nos desenvolver para sermos excelentes profissionais nesta área.

A pele é constituída por três camadas: Epiderme, Derme E Hipoderme.


EPIDERME:É a camada mais superficial da pele, ou seja, a que está diretamente em contacto com o exterior. Tendo uma espessura que varia entre os 0,05 e os 0,5 mm conforme as partes do corpo. A epiderme é essencialmente constituída por células unidas ,distinguindo-se da mais profunda à superficial, compostas por queratinócitos.
Cumpre duas determinadas funções:
Elaboração de uma proteína chamada queratina
Síntese do pigmento mais conhecido como melanina

CAMADAS DA EPIDERME


CAMADA CÓRNEA: é a mais superficial, é constituída por células mortas e anucleadas com o citoplasma preenchido por queratina.
CAMADA GRANULOSA: os queratinócitos apresentam no seu citoplasma grande quantidade de Grânulos de queroto-hialina (proteína precursora da queratina.
CAMADA ESPINHOSA: Constituída de células mais achatadas, queratinizadas, que estabelecem contato estreito umas com as outras
CAMADA BASAL: A mais profunda e em contato com a derme, formada de células que se multiplicam incessantemente. Na camada basal encontramos ainda os melanocitosa e os queratinocitos.


MELANÓCITOS:São responsáveis pela síntese de melanina o principal pigmento da pele. Correspondem a cerca de 5% das células epidérmicas, localizam-se na camada basal e seus prolongamentos dendríticos transferem melanina através de ramificações que lhe permitem injetar os grânulos de pigmentos para cerca de 36 queratinócitos.
Dependendo da raça, os melancócitos podem ser escuros ou claros; é por isso que quando se implanta um pigmento na pele, este passa a fazer parte dele, resultando em uma cor totalmente diferente da implantada.

QUERATINÓCITO;Células da camada basal, começam seus processos de renovação e perdem água passando para a camada espinhosa que é formada por um preenchimento de melanina na queratina.

DERME:A derme é um tecido que sustenta a epiderme.Sua espessura é variável,aproximadamente quatro vezes mais espesso que a epiderme
É constituído por elementos fibrilares, como o colageno e a elastina e elementos da matriz extracelular, como proteínas estruturais, e água.



HIPODERME:A hipoderme é a camada mais profunda da pele, apesar de ter limites muito pouco definidos com a derme e de ser composta por elementos comuns, éconstituída de célula gordurosa, que se acomoda aos músculos adjacentes. A partir do conhecimento de estruturação das camadas da pele, podemos definir e entender a permanência da pigmentação na pele.